Estamos a chegar ao Natal e é altura de começar a desenhar as vossas estratégias para aumentar a conversão e consequente facturação.

Mas atenção nestas alturas festivas é necessário ser mais cauteloso e cuidado do que durante o resto do ano.
A concorrência aumenta o que logicamente tem um impacto muito grande nos custos, no entanto, também é uma altura onde as pessoas estão mais predispostas a comprar.

E quais são os princípios gerais para ajudar as pessoas a comprar as prendas de natal na nossa loja?



Aquecer os Potenciais Clientes
Cada vez mais o E-commerce não funciona na venda directa, necessitamos de entregar informação gradual às pessoas e aquecer a sua intenção de comprar.

Investir cedo
Temos que começar a promover a campanha de natal primeiro que os nossos concorrentes. As pessoas só compram 1 prenda de natal e tem que ser na nossa loja.

Ser mais inteligente que a concorrência
Pode parecer básico mas é o mais importante, não tentem agradar a todas as pessoas nem desvirtuem a vossa proposta de valor só porque é uma altura festiva e de vendas. As pessoas gostam da vossa marca pela vossa visão.

Agora vamos à melhor parte,

O que é que está na minha cabeça e que 10 estratégias podemos usar para aumentar vendas?

1. Investir em conteúdo video para segmentar pessoas
O vídeo além de ser o formato de conteúdo que as pessoas mais gostam de consumir é uma excelente forma de segmentar.
Se alguém viu mais de 75% do nosso vídeo está entusiasmado certo?
Ou então, se alguém viu menos de 20% não está na altura certa para enviar para um site para comprar certo?
Criem audiências com base na % de visualização e entreguem à pessoa a informação que ela precisa para se convencer.

2. Aumentar as audiências Remarketing
Nesta altura é obrigatório relembrar os clientes que já não aparecem na loja há algum tempo. Relembrar as pessoas que já não acompanham uma publicação do nosso facebook há 6 meses.
Para isso devem criar audiências personalizadas e enviar informação direcionada. Não se esqueçam dos Públicos Semelhantes, sobretudo de audiências mais qualificadas (clientes, checkout …)

3. Treinar o pixel para gerar audiências qualificadas
Malta um pixel é o activo da vossa marca, quanto mais informação tem mais ele consegue entregar.
A nossa capacidade de ir criando essa informação vai ter um impacto imediato nos resultados. Mas o facebook não optimiza nada com menos de 50 objectivos por semana, ou seja, se não venderem mais de 50 artigos não adianta optimizar para conversão.
Se isso acontecer,
Então desçam um passo no vosso funil e optimizem para adições ao carrinho ...

4. Construir a lista de Email
Quantos emails colecionaste no último mês?
As pessoas normalmente subestimam a capacidade e potencialidade do email. O email tem um impacto médio de 35% do volume de facturação de um negócio online, muitos conseguem chegar aos 50%.
O email é gratis malta. Significa pagar 0€ por cada venda.
Para isso temos que desenhar estratégias para aumentar a lista.
(De emails qualificados com o perfil do nosso cliente)

5. Entender o LifeTime Value e trabalhar com isso
O LTV de uma loja permite um risco muito maior e mais calculado na atração de novas pessoas.
Entender este valor no nosso negocio capacita uma loja de crescer muito mais rápido, desenhar estratégias para aumentar e apostar as fichas todas em anúncios.
2 perguntas básicas,
Qual é o vosso LTV?
E até quanto podem pagar para gerar um novo cliente?

6. Atenção aos objectivos do Facebook
O facebook é nosso amigo,
quanto mais ele nos dá a ganhar mais nós vamos apostar (dinheiro) na plataforma deles.
Então ninguém se esforça mais do que eles para entregar resultados.
Os objectivos são isso mesmo, que resultados vocês querem?
Vendas? Então utilizem a conversão
Visualizações de Videos? Então utilizem visualizações de vídeos
Comentários? Então utilizem interação ...

7. Aumentar o Budget Diário
Se o vosso orçamento não aumentar as vendas também não aumentam.
Sem investimento não existe retorno.
Como calcular o investimento?
Com conhecimento e criando segurança nos números do negócio.

8. Dynamic Product Ads - Remarketing
São anúncios no facebook que direcionam a informação mediante o que as pessoas mais gostaram.
Se uma pessoa passou 1 minuto a ver um produto especifico e foi embora do site, quando voltar ao facebook ou instagram vai aparecer a imagem do mesmo produto que ela andou a ver.
Alta probabilidade de essa pessoa voltar ao nosso site para comprar.

9. Optimizar o site e anúncios para Mobile
70% a 80% do trafego em alturas festivas é consumido em mobile!
Acho que não tenho que dizer muito mais :)

10. Acompanhar o Custo de Aquisição
Aqui reside o segredo de um e-commerce.
Quem ainda não sabe o seu valor ideal ainda tem um bom caminho pela frente.
É importante garantir que sabemos para poder acompanhar a performance dos nossos anúncios e ter a certeza que estamos a ganhar dinheiro e que podemos carregar no investimento.

Este conteúdo foi longo mas se chegaram a esta parte da mensagem estão no caminho certo ;)

Aprender,
Testar,
Optimizar,

É assim que geramos vendas.

Abraço Malta,